domingo, 7 de setembro de 2014

Amsterdam | dag vijf | Zondag


Olá!
Então, como prometido, aqui estão as fotografias do meu penúltimo dia em Amesterdão. 
Foi um dia menos preenchido do que os outros, sendo que tivemos algum tempo para descansar no hotel antes de jantar.

- Museum van Loon  - 

A primeira paragem foi o Museum Van Loon, uma residência privada construída no ano de 1672, sendo que o seu primeiro residente foi o pintor Ferdinand Bol, um estudante de Rembrandt. Mais tarde, no ano de 1884 como presente de casamento de Hendrik  ao seu filho Willem, pertenceu à família van Loon, a co-responsável pela criação da Dutch East-India Company, co-fundada em 1602 por Willem Van Loon, relacionada com o mercado marítimo. Até aos dias de hoje pertence a essa mesma família mas serve como museu e não como habitação, tendo sido a própria família a fundar este espaço museológico, sendo que todos os objectos, que remontam a vários séculos, gerações e estilos, faziam já parte desta casa. Composta também por jardim e pela "coach house", ou seja a cocheira, que tanto pode era acessível a partir do jardim como da rua. 
Este museu faz também parte do grupo dos locais que podemos visitar caso tenhamos adquirido o IAmsterdamCard.





Pormenor de um banco de madeira.

Pormenor de uma parede revista a recido.

O centro do jardim.

Parte da fachada da cocheira (interior).

Pormenor da fachada da cocheira (interior).

Pormenor da fachada da cocheira (interior).

Pormenor da fachada da cocheira (interior).

Coche.

Candelabro da escadaria principal.

Sheep Room.

Frasco de perfume.

Pormenor do assento de uma cadeira.

Quarto principal.

Pormenor do banco de madeira abaixo.


Pormenor de uma parede forrada a tecido. 

Pormenor de um candeeiro.


A porta de entrada.




- Houseboat Museum - 

Em seguida fomos ao Houseboat Museum, de modo a podermos ver como é o interior de uma casa-barco. Também está incluído no IAmsterdamCard, mas se não estivesse custaria apenas 3€.
Devo dizer que fiquei um pouco desiludida porque tenho noção de que estas casas não são como esta se apresenta, talvez por ter espaço reservado à recepção e a uma pequena sala de vídeo, e por isso não tirei muitas fotografias. Há também a diferença de esta ser mesmo um barco enquanto que a maior parte das que vemos pelos canais serem espécies de blocos em cima de plataformas que estão na água, não deixando de ser casas-barco. Achei que faltava dar um pouco de mais atenção à cozinha e aos quartos. Mas foi uma boa experiência.



Depois de almoçar tínhamos planeado ir à Het Anne Frank Huis, mas quando lá chegamos deparamo-nos com uma fila que demoraria, no mínimo, umas duas horas até que chegasse a nossa vez, e, para juntar a isso, estava a chover imenso. Estivemos uns 5 minutos lá perto até que decidimos que era melhor escolhermos outra coisa para fazer. 
Estávamos a ir para a paragem do metro até que me lembrei que lá perto havia o Amsterdam Tulip Museum e então foi aí que fomos.

- Amsterdam Tulip Museum - 

Sendo que fomos a Amesterdão numa altura em que não se vê tulipas, achámos que esta seria uma boa oportunidade para nos rodear delas, ou de algumas, sendo que o museu, igualmente abrangido pelo IAmsterdamCard, também não tinha assim tantas. Estavam, sobretudo, presentes em objectos, tecidos, azulejos, porcelanas e com vários pontos de visualização de vídeo para percebermos a evolução do interesse nas tulipas, o modo como são plantadas, tratadas, colhidas, vendidas, etc.
Foi interessante ficar a saber que à maior parte das tulipas é arrancada a cabeça, pois desta forma o bolbo cresce mais e rende mais. Um truque que posso aproveitar para ir sempre renovando o meu stock de bolbos de tulipa, sendo que trouxe alguns (100) para plantar.
Igualmente interessante foi ficar a saber que o gosto pelas tulipas teve logo um grande crescimento mas que, e ao contrário do que eu julgava, teve uma altura em que já não era algo tão procurado pois já vários países plantavam e vendiam tulipas. A situação já voltou quase ao que era e as tulipas voltaram a ser uma das flores mais procuradas e desejadas, sendo que são aquelas que a Holanda mais produz e exporta.








Medidor do tamanho dos bolbos quando são colhidos.




- Pela Rua - 

No parque de estacionamento do hotel.







- Na noite em que a lua esteve grande - 

Como disse no início do post, tivemos tempo para descansar um pouco antes do jantar, então fomos para o hotel depois de sairmos do Amsterdam Tulip Museum.
Como era a nossa última noite em Amesterdão decidimos ir jantar à Dam Square e aproveitámos para ver esta zona mais central durante a noite, bem como toda a animação que por lá passa, desde pessoas a cantar até pessoas a fazer malabarismo em cima de um monociclo. Foi também altura de comprar algumas lembranças para nós e para a família. 
Quando estávamos de volta ao hotel reparámos como a lua estava maior do que é habitual e então tirámos algumas fotos.





Espero que tenham gostado do quinto dia por Amesterdão. Volto daqui a uns dias com o último (será?) post.




Lena ♥


©Helena Pereira, Amsterdam | dag vijf | Zondag, 2014 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx