quinta-feira, 21 de abril de 2016

Demolition


Olá!
Ontem tive a oportunidade de ir ver a antestreia do filme Demolition (Demolição em português) e não podia deixar de vir partilhar convosco a minha opinião sobre o filme.


Demolition, realizado por Jean-Marc Vallée, conta como é que Davis (Jake Gyllenhaal) reage após perder a sua mulher num acidente de carro, no qual ele também esteve envolvido.
Após ficar com um pacote de M&M's presos numa máquina que está no Hospital, começa a escrever uma série de cartas para a empresa da máquina de modo a prestar a reclamação, mas não sabia que o resultado teria mais impacto na sua vida do que era suposto. Usa essas cartas para desabafar sobre o que vai acontecendo e sentido e ao longo da sua escrita vai-se apercebendo que se tornou um homem muito mais atento ao que o rodeia.
Do outro lado está Karen (Naomi Watts) que decidi telefonar-lhe, pois percebe que a sua escrita revela alguém que não está bem.
Eventualmente acabam por se encontrar e desenvolvem uma relação que ajuda ambos a ultrapassar os problemas que tenham.

Sem revelar muito mais da história, digo-vos que esta demolição a que o título se remete tem duas vertentes: uma muito mais psicológica e outra mais física que se torna cada vez mais fortes. Estes dois aspectos coabitam durante todo o filme.
É uma comédia dramática, mas nenhum dos géneros se mostra em escalas grandes. O drama e o riso aparecem em pequenos pontos e, na maior parte das vezes, de forma subtil, sendo que não é uma comédia para estar a rir às gargalhadas do princípio ao fim.
Penso, sobretudo, que é um filme sobre a mente humana. Mostra-nos que nem tudo o que parece é e que pode bastar um momento, tal como a morte de alguém que conhecemos, para mudarmos ou passarmos a ver as coisas de outra forma, seja o mundo ou a nossa relação que temos com as pessoas.
É constituído por uma banda sonora excelente que nos vai dando vontade de bater o pé ou abanar a cabeça durante o filme.
Quanto a actores, penso que todos têm uma interpretação fantástica. Jake Gyllenhaal consegue, em 101 minutos, fazer de quase louco e de pessoa, vá, normal várias vezes sem nunca parecer forçado ou exagerado. Penso que tudo tem o seu tempo e aparece devidamente.
Não posso deixar de referir a excelente interpretação de Judah Lewis, que faz de Chris o filho de Karen. Nunca o tinha visto num filme (também não tem uma carreira assim tão longa), mas já sei que vou ter de ficar de olho nele, porque foi excelente e é também uma peça vital do filme.
A cinematografia é bastante real, pois acompanha as personagens e os seus passos. Gostei também de algumas sequências de imagens que surgem de vez em quando e que ajudam a criar tensão.

Não sei se têm grande interesse neste tipo de filme ou história, mas aconselho-vos vivamente a tirarem um bocadinho do vosso fim-de-semana para irem ver Demolition. E, acreditem, quando parece que o filme já não tem mais para dar, há sempre alguma coisa que nos deixa de queixo caído e que desencadeia mais uma série de acontecimentos.




Lena ♥





© Helena Pereira, Demolition, 2016 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx