segunda-feira, 11 de abril de 2016

tulipa australis


Olá!
Sendo esta a semana do meu aniversário, achei que a devia iniciar com um post sobre as minhas flores favoritas: tulipas.
Decidi que vos vou falar um pouco sobre elas e mostrar-vos as que tenho plantadas no meu jardim, sendo que comprei os bolbos em Amesterdão em 2014. São tão mais baratos lá do que cá.







Ao contrário do que muita gente pode pensar, as tulipas são originárias do Turquestão, tendo sido introduzidas na Europa pelos Turcos no século XVI e foi na Holanda que atingiu a quantidade gigante de variedades que todos conhecemos.








Não se sabe ao certo, mas calcula-se que o seu nome provenha da semelhança que tem com a palavra turca para turbante: tulbend.







Durante o século XVIII chegou a ser vendida a preços astronómicos e passou a ser um modo de avaliar o dote das noivas nos Países Baixos, ou seja quantos mais bolbos de tulipas uma rapariga tinha mais rica era.








Tal como outras coisas, as tulipas têm diferentes significados em diversos locais: na Índia e na Pérsia foi sinal de amor infeliz; na mitologia nórdica servia para a protecção dos casais de namorados; em França simbolizava as mulheres que tudo faziam para agradar aos homens mas que não eram capazes de lhes proporcionar felicidade; na Turquia servia para o apaixonado recusado envergonhar quem lhe nega o amor ao entregar-lhe uma tulipa.


Gostam de tulipas? Já sabiam algumas destas curiosidades?


Lena ♥




© Helena Pereira, tulipa australis, 2016 All Rights Reserved.


P.S.: todas as curiosidades foram retiradas do livro Plantas e Flores de Odete L. Nogueira. // All the facts were taken from the book Plantas e Flores by Odete L. Nogueira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx