segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Hidden Figures


Olá!
Os Oscars estão já aí à porta e, tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos, eu tenho tentado ver o máximo de filmes nomeados (seja em que categoria for) possível. Alguns vejo por casa e outros vejo no cinema.
Decidi que, à semelhança do ano passado, vos vou falar de todos os que vir. Um post no singular para os filmes que vou ver ao cinema e vários no geral (estou a pensar em 4 ou 5 filmes por post) para os que vir em casa.
Já vos falei do La La Land (aqui), do Moana (aqui), do Zootopia (aqui), do Suicide Squad (aqui) e do Fantastic Beasts and Where to Find Them (aqui).
Hoje é dia de Hidden Figures.

imagem de imdb.com
Hidden Figures conta a história verídica de um grupo de mulheres afro-americanas que trabalhavam na NASAS e que dedicaram a sua vida à matemática e cujos conhecimentos tiveram extrema importância para a chegada dos foguetões americanos ao espaço.
A acção recai sobretudo em três mulheres: Katherine G. Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe). A primeira dedicava-se principalmente à matemática pura e à geometria; a segunda era a chefe do departamento e tinha muito jeito para lidar com máquinas; a terceira estava mais voltada para a engenharia.
Os conhecimentos das três vão servir não só para ajudar a NASA na sua missão de pôr um homem no espaço, mas vão também contribuir para mostrar como as mulheres, e neste caso afro-americanas, devem ser consideradas do mesmo modo que os homens. Um tema que, na minha opinião, continua bem actual.

Fico sempre contente quando são realizados filmes que contam histórias, digamos, ocultas, tal como acontece The Imitation Game, e este filme não ficou atrás das minhas expectativas.
Todos os elementos de racismo estão lá, numas vezes mais incomodativos do que noutras, bem como a luta do povo afro-americano para obter os meus direitos, por mais básicos que eles possam parecer. E é também bom ver que há quem se mantenha atrás deles e os apoie, mesmo quando tudo indica no contrário.

Todos os cenários maravilhosos conjugados com o guarda-roupa, os cabelos e a maquilhagem estão no ponto e conseguem transportar-nos para a época. Tudo isso aliado ao fabuloso desempenho dos vários actores, sendo as interpretações de Taraji P. Henson e de Janelle Monáe as minhas favoritas, tornam este filme uma belíssima peça que só apetece rever.

Se ainda não tiveram oportunidade de ver, aconselho vivamente! Não há nada como um filme tão bem conseguido para ficar a saber de alguns segredos!




Lena ♥





© Helena Pereira, Hidden Figures, 2017 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx