terça-feira, 11 de julho de 2017

Paris | Dia 2


Olá!
Hoje trago-vos fotografias do meu segundo dia em Paris. Este foi um dia bastante preenchido, sendo que andámos cerca de 20 km. Tudo a pé, porque eu gosto de poupar dinheiro nos transportes e porque acho que não há melhor forma de ver e descobrir uma cidade, principalmente uma a que nunca fomos. Pode ser cansativo, mas acaba por compensar imenso!

O primeiro plano para este dia era ir ao Museu de Rodin. Pensei que seria uma caminhada relativamente rápida, mas fui surpreendida por todas as coisas que prendiam o meu olhar e acabei por parar imensas vezes para tirar fotografias.












Uma das coisas que mais me fascinou foi, sem dúvida alguma, a Ponte Alexandre III. Repleta de detalhes mesmo muito trabalhados e ouro. Gosto imenso do facto de ter esta cor branca ao invés do ferro ou pedra que se costuma ver.





Depois de tanto maravilhamento conseguimos chegar ao Museu do Rodin onde fiquei desde logo triste, porque na bilheteira tinha uma aviso a dizer que a obra O Beijo estava temporariamente fora do museu para uma exposição noutro local. Bom, fica desde já decidido que lá tenho de voltar.

O Pensador, Rodin, 1904.

Mão a sair do Túmulo, Rodin, 1914.

Père Tanguy, Van Gogh, 1887.

Rodin's "Thinker" in Dr. Linde's Garden in Lübeck, Munch, 1907.


Ugolin e Crianças, Rodin, c. 1881.


As Portas do Inferno, Rodin, 1870.


Eu sei que parece um sítio não muito óbvio para visitar, mas para mim fez todo o sentido. O estágio que fiz para o segundo ano do mestrado realizou-se na Casa-Museu Teixeira Lopes, e este escultor teve contacto com Rodin e eu achei que seria interessante visitar o espaço deste e ver um outro lado do que se fazia na mesma época.
Achei o espaço absolutamente bonito. O jardim é enorme e tem tantas esculturas como flores. A casa, repleta das obras de Rodin e de algumas da sua colecção privada (sendo que eu tive aqui uma surpresa, porque não contei em ver obras do Van Gogh e do Monet por lá), tem as salas muito bem organizadas e todas as obras têm a sua importância espacial.
Vale a pena uma visita!




Depois do almoço, chegou a vez de visitar a Torre Eiffel, o maior símbolo de Paris.









Tenho de admitir que o que mais me fascina neste monumento é o facto de ter sido construído para Exposição Universal de Paris em 1900, com o objectivo de, no fim da mesma, ser desmontada. Porém, os parisienses não permitiram que isso acontecesse e actualmente é um dos símbolos de Paris, visível de quase todo o lado.




O meu intuito não era subir, mas lá acabamos por o fazer. Não fiquei absolutamente maravilhada com a vista, mas foi giro ver como os edifícios de Paris têm todos um altura muito semelhante e que só pontualmente se vê um ou outro mais alto.



A seguir foi a vez do Arco do Triunfo, ao qual não subimos, pois já nos tinha chegado a fila para subir à Torre e, verdade seja dita, já estávamos bastante cansados.




Um local imponente e cheio de significado, do qual há detalhes, como o nome das pessoas gravados na pedra e as flores, que podem fazer surgir uma lágrima ou outra.
Apesar da sua magnitude, é simples na pedra, o que deixa que todos relevos se vejam com maior claridade.





O caminho para o airbnb fez-se pelos Campos Elísios, com paragem na Disney Store e pelas montras da Louis Vuitton que tem uma colecção de carteiras e mochilas com obras de vários artistas (só queria ser rica), pela Praça da Concórdia e à volta do Jardim Tuileries que já estava fechado.








Como podem ver, foi um dia mesmo muito preenchido, mas que me deixou mesmo muito feliz. E já dizia o outro "quem anda por gosto não cansa" e é da forma que se chega à cama e se adormece logo, né?


Qual destes é o vosso local favorito em Paris ou qual mais gostavam de visitar?


Lena ♥




© Helena Pereira, Paris | Dia 2, 2017 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx