quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Madrid | Dia 1


Olá!
Já faz mais de um mês que fui a Madrid, por isso está definitivamente mais do que na hora de partilhar algumas fotografias com vocês!
Fui com os meus pais e o meu irmão de carro (a condição do meu pai para irmos, ahah). Fomos numa terça e voltámos na quinta. Foram três dias que souberam a pouco, mas que valeram muito a pena!
Apesar de termos ido de carro decidimos explorar a cidade sempre a pé, o que se revelou extremamente fácil, pois as ruas não são complicadas e chega-se rapidamente a qualquer sítio.

Como já chegámos ao hotel por volta das 16h não saímos muito da zona.
A primeira paragem foi a Real Basílica de São Francisco o Grande que tem horários um pouco limitados, mas há sempre um guia. Não deve ser sempre o mesmo, mas o senhor que nos fez a visita foi impecável. Sabia imensa coisa, tinha a noção de quais as coisas mais interessantes e importantes a dizer sem aborrecer e era extremamente simpático e divertido, o que ajuda sempre. Mostrou todos os recantos e contou as histórias por detrás de alguns dos objectos mais importantes.
Esta Basílica foi construída na segunda metade do século XVIII em estilo neoclássico. Já o seu interior, nomeadamente a pintura e a decoração, é muito variado indo até aos finais do século XIX.
Uma das mais importantes características desta Basílica é, sem dúvida alguma, a sua cúpula. Tem 56 metros de altura e, a nível de diâmetro, é a terceira mais larga de todas as construções do Cristianismo.
Para além do espaço central, é também visitável a galeria de pintura espanhola, toda ela composta por obras que pertencem ao Museu do Prado, bem como outras dependências às quais normalmente não temos acesso.





Tenho de dizer que foi uma das coisas mais bonitas que vi em Madrid e fiquei muito feliz por lá ter ido. Todas as pinturas em tromp l'oeil, o mármore e os detalhes em ouro fazem desta Basílica algo monumental que transcende a sua construção.
Aconselho toda a gente, numa visita a Madrid, a passar por lá.


A segunda paragem foi novamente religiosa, mas num estilo completamente diferente.
A Catedral de Santa Maria a Real de Almudena é a sede episcopal da diocese de Madrid e, ao contrário da Basílica de São Francisco, a sua arquitectura apresenta vários estilos: neoclássico, neogótico e neorromânico, com uma construção que durou à volta de 100 anos.
Por esse motivo não é de espantar as várias influências, traços e cores que ela apresenta, bem como o não parecer descabido que albergue algumas obras já dos anos 2000. Sem dúvida que é uma Catedral moderna no seu interior, sem que nunca seja esquecido o que representa.







Sem dúvida que o que mais me marcou na Catedral de Almudena foram as cores que vivem no tecto. Tão vivas, dispostas em vários padrões que até parecem texturas e que jogam muito bem com a luz imensa que entra pelos vitrais. O órgão foi outro elemento que me surpreendeu e me deixou de boca aberta. É enorme e extremamente bonito.
Mais uma vez, vale a visita e, ainda por cima, a entrada é gratuita!







As cores pontuam todas as ruas de Madrid, tendo sido essa uma das coisas que mais me encantou na capital espanhola. Os prédios são coloridos e ficam sempre bem com as cores do que os rodeiam.
O mármore e as várias construções megalómanas são outras duas características desta cidade, algo que vão poder ver melhor no post relativo ao dia 2.


À noite tudo é bonito e as pessoas estão felizes. Também, com aquelas paellas eu era feliz todos os dias!


Já foram a Madrid? Visitaram algum destes sítios?



Lena ♥




© Helena Pereira, Madrid | Dia 1, 2017 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx