terça-feira, 17 de outubro de 2017

Madrid | Dia 3


Olá!
O terceiro e último dia por Madrid foi mais curto, pois queríamos voltar cedo para não fazer a viagem de noite.
Foi também o dia em que o objectivo principal para a viagem a Madrid se concretizou: ver a exposição comemorativa dos 80 anos da Guernica de Pablo Picasso no Museu Nacional Centro de Arte Reína Sofia.


Da exposição, Piedad y Terror en Picasso: el Camino a Guernica, infelizmente, não tenho nenhuma fotografia, pois não era permitido fotografar, algo que eu já sabia ao chegar lá, pois a Guernica não pode ser fotografada há vários anos por questões de conservação. Mas achei esta exposição extremamente interessante, pois mostrava o processo levado até à execução do quadro, não só a nível do trabalho de Picasso, bem como dos acontecimentos que envolveram a guerra civil espanhola, havendo vários documentos. As várias salas estavam repletas de trabalhos do pintor espanhol, fossem desenhos, pinturas ou esculturas, provenientes dos mais variados países e museus, incluindo o Museu Berardo.
Eu tenho-vos dito que passei 3 horas em cada museu, mas neste caso foram quase 3 horas só nesta exposição, tal era a sua dimensão, não só física, mas também emocional e imersiva. Havia tanto para ver, perceber e interiorizar. Apesar da sala que continha a Guernica estar relativamente a meio, fiz questão de a deixar para o fim, e fiquei ali bastante tempo. Uma sala totalmente dedicada à obra que ocupa uma parede enorme, não fossem os seus quase 8 metros de largura.Tudo o que li e vi sobre a obra e que me fascinava até então tocou-me de uma forma ainda mais forte, porque é completamente diferente ver esta obras em imagens em livros e ao vivo. As formas e os significados gritam mais alto.

Gostei bastante da arquitectura do Museu, diferente do Museu del Prado e Museu Thyssen-Bornemisza, sendo que fiquei fascinada pelos elevadores exteriores.
Tive ainda tempo de andar por mais algumas salas do Museu e encontrei obras pelas quais me apaixonei, e, por incrível que pareça, não fotografei nenhuma, a não ser uma do Dalí que podem ver abaixo.



Salvador Dalí, Figura en una Finestra, 1925.
 
Man Ray, Indestructible Object, 1923-1933.
A segunda paragem do dia foi a Estación de Atocha, mesmo do outro lado da rua do Reína Sofia. A arquitectura do vidro e do ferro é uma das que mais gosto e sendo que está é uma estação com o interior repleto de plantas, tinha mesmo de a ir ver. 
Para além das imensas plantas, sobretudo palmeiras, há dezenas e dezenas de tartarugas, o que me deixou muito feliz, pois não esperava. 
Sem dúvida que é um sítio bonito para visitar, descansar e talvez comer (embora os preços sejam um pouco elevados, mais do que normal no resto de Madrid).









O caminho de volta ao hotel fez-se devagar e com uma pausa para almoço.
Saímos de Madrid por volta das 15h e mal me sentei no carro fiquei com saudades da cidade. Sem dúvida que tenho mesmo de lá voltar.






Não se preocupem, pois este não vai ser o último post sobre Madrid. Ainda quero partilhar convosco algumas das fotografias analógicas que por lá tirei! Aguardem que num instante esse post aparece por aqui.

Digam-me, quais são os vossos sítios favoritos em Madrid?


Lena ♥




© Helena Pereira, Madrid | Dia 3, 2017 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx