segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Arouca's Christmas Lights | Festivities 2017


Olá!
O único outro local português que visitei antes do Natal foi Arouca. Fui lá no dia 22 com a minha mãe, a minha madrinha e uma prima buscar alguns doces tradicionais da região para a nossa consoada e dia de Natal.
Eu vou lá desde pequena, por isso estou habituada a ver algumas casas com luzes. Lembro-me até de fazer um jogo de contar quantas casas estavam iluminadas e ficar muito feliz quando via uma. Nada mudou, portanto.
Mas, de há uns anos para cá, deixou de ser só nas casas e a Câmara tem apostado em grande nas iluminações. Este ano havia até um botão interactivo que fazia com que começasse a tocar música e a haver luz projectada na fachada da Igreja.
Não tive o maior tempo do mundo para fotografar tudo como devia, mas ainda consegui captar algumas coisas. Em relação às casas não tenho muitas imagens, pois é difícil parar de carro para fotografar cada uma delas.










Este ano a Praça da Vila estava repleta de anjinhos de luzes, alguns com lanternas outros com instrumentos. Havia um pendurado no ar, outros colocados mesmo no centro e outros ainda sentados nas escadas, tal como muitas pessoas fazem diariamente, mesmo a pedir um aconchego e uma fotografia.
Era também aqui que estava o botão que mencionei em cima. Sem dúvida uma das coisas favoritas das crianças, que estavam sempre desejosas de ver a luz e a música acabar, para poder carregar novamente no botão e dar continuidade à festa.








As casas...ai, as casas, completamente de encantar. Sendo esta uma zona com muitos emigrantes, é normal que se aposte nestas decorações luminosas mais fortes do que se vê nas grandes cidades.
Há casas delineadas com luzes, Pais Natal, muitos anjos e estrelas, árvores e arbustos cobertos de séries luminosas e, um dos meus favoritos, imensas projecções nas paredes. Já em 2016 fiquei fascinada com a quantidade de projecções pelas casas e tinha decidido que em 2017 ia fazer o mesmo, mas, sinceramente, acabei por me esquecer.
Acho maravilhoso o trabalho todo que estas pessoas têm para iluminar as casas nesta que é a melhor altura do ano, principalmente quando delineiam casas quase na sua totalidade...deve ser muito demorado, para conseguir que fique tudo direito.

Estas visitas a Arouca de Natal são sempre recheadas de muitos "uaus", "oh meu Deus, que lindo", "para o ano quero uma coisa assim" e "mas viste aquilo, mãe?". Não há como resistir.

Se nunca foram a Arouca aconselho vivamente a altura do Natal. A vila fica ainda mais bonita e podem aproveitar para comer vários dos doces tradicionais, como o pão de ló e as castanhas doces. Mas agasalhem-se, porque faz muito frio!


Lena ♥





© Helena Pereira, Arouca's Christmas Lights | Festivities 2017, 2018 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx