domingo, 18 de fevereiro de 2018

Wonder


Olá!
Bem, já queria ter começado com os posts de review dos filmes nomeados há mais tempo, mas demorei um bocado para começar a ver os filmes, então só agora começo. Preparem-se para uma série de posts do género. Já sabem que os que vejo no cinema têm um post individual e os que vejo em casa aparecem em conjunto com mais 4 ou 5 filmes.
O filme de hoje já o vi em Dezembro, enquanto estive em Londres, por isso já o vi antes de saírem os nomeados aos Oscars de 2018. Na altura não falei dele, porque tinha a minha série de posts de Natal e não quis interromper e depois deixei andar. Mas pronto, o que interessa é que vou falar dele hoje: Wonder.
Tem uma única nomeação para a categoria de Maquilhagem e Cabelos.

imagem de imdb.com
Baseado no livro de R. J. Palacio, Wonder conta a história de August Pullman (Jacob Tremblay), um menino que nasceu com uma doença chamada o Síndrome de Treacher Collins, que consiste na deformação de tecidos faciais e no atraso do crescimento de ossos. É uma doença real, que não pode ser curada e que é rara, sendo que acontece em cada 1 de 50 mil nascimentos. No filme é-nos dito que Auggie tem esta doença devido à combinação de dois genes, um proveniente do pai e outro da mãe, e que, por isso, também a sua irmã Via (Izabela Vidovic) poderia ter o mesmo problema. Esta doença faz, então, com que o menino tenha a cara desfigurada.
Até ao início do filme, Auggie foi sempre mantido o máximo possível em casa, para sua segurança, o que inclui ter tido a sua mãe (Julia Roberts) como professora. Com a chegada do 5º ano, a mãe, com o apoio do pai (Owen Wilson), decide que está na altura do filho frequentar uma escola pública, tal como todas as outras crianças fazem. É claro que, sendo ele um menino dito diferente, vai sofrer alguns abusos verbais por parte das outras crianças. O importante é ver como ele lida com isso e como aprende a aceitar-se tal como é e ajudar os outros a fazer o mesmo.

O filme segue fielmente o livro, o que é algo que me agrada bastante, pois este é um dos meus livros favoritos.
Sei, através de algumas reviews que já li, que a divisão da narrativa por ponto de vista das personagens pode parecer estranhar, mas é, sem dúvida, uma forma de termos uma história muito mais completa.
A passagem de cenas foi muito bem conseguida com elementos naturais aliados a uma música apropriada a cada momentos. Os cenários são, também incríveis. Se são fans de Star Wars vão delirar com o quarto do Auggie.
As personagens estão extremamente bem interpretadas e não alteraria nenhum dos actores. Cada um deles consegue trazer um elemento emocional diferente e fazem com que sintamos compaixão.
Há também que referir o papel brilhante de Jacob Tremblay. É impressionante como um miúdo de 11 anos consegue fazer interpretações deste calibre, ainda por cima com papéis principais e que envolvem tanta caracterização.


Já viram este filme? O que acharam? Gostaram da narrativa por pontos de vista?
E leram o livro? Se sim, quero saber se acham que foi bem adaptado ou não.


Lena ♥




© Helena Pereira, Wonder, 2018 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx